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Luz não vai ser cortada por falta de pagamento. Vale a pena ficar sem pagar?

Especialistas no assunto dizem que não. Não vale a pena. Sabe porque? Por que ao final dos 90 dias que a concessionária garante de tempo para o consumidor pagar a conta, sem que a energia seja cortada, haverá o adicional de multa, além dos juros cumulativos e a correção monetária.
Se você ainda não tem energia fotovoltaica em casa, e depende da RGE, a dica é reduzir o tempo de banho.
Em tempos de isolamento social, a família toda em casa, isso parece difícil não é mesmo?
Então vamos te ajudar fazer um planejamento:
Em primeiro lugar tente pagar todas as suas dívidas em dia, evitando multas e juros, e suprima de sua lista os artigos que não forem de primeira necessidade. Se mesmo assim o dinheiro não deu, escolha para quem dever. Há dívidas mais caras, como o cheque especial e o cartão de crédito, por exemplo.
A correção das contas de água e de luz seguem mais ou menos a mesma regra. O gás também não é aconselhável pendurar.
As contas de telefonia (fixa e celular) quando atrasadas, sofrem cobrança de multa e juros e, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), faz-se o desligamento parcial da linha, quando o consumidor só recebe ligações a partir dos 30 dias de atraso.
Então, como resolver?
Estamos vivenciando dias de muita instabilidade e a única dica que podemos passar para você é a mudança de padrão de vida, e, com isso, o recálculo de todas as despesas fixas. Troque comidas de restaurante ou teleentrega pela cozinha de casa. Quem sabe o plano de celular, de internet e de TV a cabo por um mais simples também pode ser de valor, se não prejudicar o trabalho de quem usa home office. Troque as marcas dos produtos essenciais, e até os de beleza, por outros que cumpram o mesmo efeito e tenham um valor menor. Não desperdice seu dinheiro!
Pense no seu presente e haja com cautela, e, enquanto isso, planeje seu futuro com responsabilidade.

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